Perguntas mais frequentes sobre seguro de automóvel

- Nosso Negócio é Seguro, Desde 1996 -

Aquilo que não tem preço, mas tem valor, não pode ser…

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Sabemos que antes de fechar o seguro para o veículo gera algumas dúvidas nos futuros segurados. Confira nossa lista de perguntas frequentes sobre seguro auto e não fique em dúvida sobre mais nada na hora de contratar seu seguro de carro.

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Ao preencher todos os dados solicitados as informações são encaminhadas a um corretor que fará a análise de suas necessidades conforme o seu perfil. Depois disso é só aguardar para receber propostas com os valores do seguro, coberturas disponibilizadas e outras que precisa para decidir qual produto contratar. Além disso, mesmo fazendo tudo de forma remota poderá contar com a ajuda de um corretor para sanar dúvidas e fazer a adesão. O melhor é que tudo é feito de maneira rápida e confiável, assim, o seu carro pode ficar protegido bem mais rápido do que imagina. A cotação de seguros de carro online é rápida e traz muitas vantagens, pois você não precisa sair de casa e tem toda a segurança de sigilo nas informações oferecidas. Se ainda tem receio de utilizar serviços online ou acha que cotar seguros pela internet pode não ser tão bom, está enganado. Para que possa se conscientizar, confira os benefícios que essa forma de pesquisa pode trazer. Praticidade: ao cotar o seguro online você evita ter que ligar ou conversar com várias pessoas; Faça a cotação de seguro online no seu tempo: os sites funcionam 24 horas por dia e assim pode escolher o melhor horário para fazer a sua solicitação. Não importa se é no horário comercial ou de madrugada, você decide quando preencher o formulário. Economia de combustível e de tempo: não ter que sair de casa traz muita vantagem, não perca tempo no trânsito e nem esperando para ser atendido por um corretor pessoalmente. Facilidade: qualquer pessoa pode fazer a cotação de seguro auto online, sem ter conhecimentos avançados em internet. O formulário é bastante intuito e claro. Compare valores: poderá receber mais de uma proposta e dessa forma comparar os valores e ofertas e ver qual melhor se encaixa no seu orçamento e conta com os melhores benefícios. É seguro: se você cota com a ClaroSeguros pode ficar tranquilo em relação aos seus dados pessoais. Eles são utilizados apenas para que seja realiza a pesquisa sobre os valores do seguro, sendo protegidos para que não “vazem” na internet. Faça sua cotação de seguro auto online na Smartia, Capaz Corretora Seguros. oferece todas as vantagens de uma cotação de seguro de carros online e une seu renome com a segurança que você deve ter ao pesquisar seguro online. 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É possível fazer a contratação do seguro completo/compreensivo, seguro auto roubo, seguro para terceiros, seguro de acidentes pessoais a passageiros, a instalação de rastreadores, bloqueadores ou localizadores. Quem pode contratar seguro auto Qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo pode fazer um seguro auto. Indivíduos que tenham legítimo interesse no carro também podem Produtos de seguro auto que existem no mercado O seguro auto jovem é um produto que pretende oferecer um suporte completo e a garantia de um plano para os jovens que estão contratando um seguro auto pela primeira vez.Esse tipo de produto é oferecido por algumas seguradoras. Para finalizar a contratação, provavelmente, haverá a solicitação de algum curso de direção defensiva. O seguro auto mulher é voltado especificamente para o público feminino, com coberturas adequadas às necessidades mais corriqueiras das mulheres, principalmente quando o assunto é trânsito e carro. Por ser um público mais zeloso no trânsito, o índice de sinistralidade é mais baixo. O seguro para carro usado tem apenas uma peculiaridade diferente do seguro para carros zero quilômetro. No momento de fechar o negócio, se não for uma renovação, o segurado precisa realizar uma vistoria prévia. Isso garante que a seguradora faça uma análise detalhada do carro usado. Seguro para carros financiados funciona da mesma forma que seguros para carros quitados. Só haverá diferença caso seja necessário receber a indenização em sinistros de perda total. Há duas maneiras de receber o pagamento integral da indenização quando você tem um seguro de veículo financiado. A primeira funciona assim: você quita o saldo devedor com a financeira ou com a montadora e conclui a dívida. A outra é forma é a seguradora quita o saldo devedor diretamente com a instituição que realizou o financiamento do carro e você recebe a diferença de valores. Seguro Auto PCD Todos os públicos precisam e merecem um seguro adequado às suas necessidades, e o seguro auto PCD não é diferente. O seguro para carros com isenção tem algumas particularidades importantes de serem conhecidas antes do momento da contratação. Muitas pessoas, inclusive, não sabem que podem adquirir carros com isenção e, posterior a isso, contratar um seguro auto PCD. No entanto, assim como comprar carros com isenção, fazer o seguro auto PCD não é para qualquer pessoa. Existem grupos específicos que podem usufruir desse direito. A contratação um seguro auto PCD é disponível para pessoas que possuam limitações físicas ou mentais. Para contratar o seu, entre em contato com a ClaroSeguros.

Sabemos que antes de fechar o seguro para o veículo gera algumas dúvidas nos futuros segurados. Confira nossa lista de perguntas frequentes mais frequentes sobre seguro auto e não fique em dúvida sobre mais nada na hora de contratar seu seguro de carro.

Com o alto índice de furto e roubo de veículos no Brasil, a contratação de um seguro para seu carro, moto ou caminhão é imprescindível.

O corretor é o representante legal do segurado perante à seguradora, já que não é possível contratar nenhum tipo de seguro sem a sua intermediação.

Cabe também a ele lhe auxiliar nessa importante tarefa antes de contratar o Seguro para o seu veículo.

A contratação de seguro é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa, não só de veículos. É o corretor quem busca a melhor relação custo/benefício para o seu segurado, evitando possíveis dores de cabeça no futuro. 

É preciso se certificar de que está contratando a opção mais adequada para suas necessidades. Além disso, é necessário ficar atento a alguns itens da apólice, como os termos do contrato, os valores das coberturas e das franquias, bem como o que não é coberto pelo seguro.

Pronto para conhecer os principais cuidados que você deve ter no momento da contratação de seguro?

Então fique de olho nas nossas dicas!

Claro, é Seguros!

Claro Corretora de Seguros e Consultoria

ClaroSeguros, uma corretora online, com DNA no atendimento pessoal e humanizado. Somos uma empresa de Corretagem de Seguros de Seguros, criada com um pensamento moderno e com foco na satisfação do cliente.

Mapeamos os riscos e recomendamos as coberturas adequadas para sua proteção sempre buscando as seguradoras com maior especialização no risco em questão, em todo o Brasil.

Cotando e contratando seu seguro com a Claro Corretora de Seguros você só tem a ganhar:

  • Praticidade: ao cotar o seguro online você evita ter que ligar ou conversar com várias pessoas.
  • Faz a cotação de seguro online no seu tempo: os sites funcionam 24 horas.
  • Economia de tempo: não ter que sair de casa traz muita vantagem, não perca tempo no trânsito e nem esperando para ser atendido por um corretor pessoalmente.
  • Facilidade: O formulário é bastante intuitivo e claro.
  • Comparar valores: você  recebe mais de uma proposta e dessa forma pode comparar a melhor oferta e cobertura.
  • Seguradoras renomadas: Temos parceria somente com corretoras e seguradoras confiáveis, que visam oferecer o melhor custo-benefício ao fazer sua cotação de seguro auto.
  • Não há compromisso: a Claro Corretora de Seguros lhe dá liberdade e, ao fazer uma cotação de seguro, não é preciso assumir nenhum compromisso de adesão.
  • Atendimento personalizado: você recebe atendimento personalizado de um corretor de seguro.

A Seguradora é a empresa que possui o produto (seguro). São companhias que, por meio de um contrato, se responsabilizam a indenizar o cliente por eventuais prejuízos que ele sofra, de acordo com o que foi especificado na Apólice do Seguro contratado. São Cias. Seguradoras: Azul Seguros, Bradesco, Chubb, HDI, Itaú , Liberty, Mapfre, Marítima, Porto Seguro, SulAmérica, Tokio Marine, Allianz, entre outras.As Corretoras de Seguros são pessoas ou empresas autorizadas a comercializar os produtos das Cias. Seguradoras. Ou seja, são o intermediário entre Cias. Seguradoras e você (segurado).

O papel do Corretor de Seguros é o de conhecer bem os produtos (seguros) disponíveis no mercado para que possam indicar a melhor opção, levando em consideração apenas as necessidades reais do cliente. Uma boa Corretora de Seguros trabalha com diversas Cias Seguradoras, para que possa explorar a potencialidade de cada produto (seguro) de acordo com o que seu cliente precisa. As Corretoras de Seguros são independentes das Cias. Seguradoras e, por isso, não precisam cumprir metas de vendas ou trabalhar com produtos simplificados que favoreçam a venda em massa. Um bom Corretor de Seguros tem o conhecimento técnico necessário para que seguro contratado por você se transforme de fato em um investimento .Outro aspecto importante é que uma boa Corretora de Seguros auxilia e apoia o segurado quando esse precisa fazer alterações no seguro contratado ou mesmo utilizá-lo, como, por exemplo, em um processo de sinistro, indenização ou resgate de investimentos. Além disso, é importante observar que o Corretor de Seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o único intermediário legalmente autorizado a angariar e a promover contratos de seguros. A profissão de Corretor de Seguros é regulamentada pela LEI Nº 4.594, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1964 (Alterada pelas LEI Nº 7.278, de 10.12.1984, LC Nº 137/26.08.2010)

Você deve avisar ao seu Corretor de Seguros para que ele possa providenciar um endosso de substituição de veículo junto à Cia. Seguradora. O ideal é que essa comunicação ocorra antes da substituição do veículo. Esse processo consiste em comparar as diferenças no preço e no risco do veículo antigo em relação ao novo. Se houver alguma diferença significativa, o preço pode aumentar ou diminuir. Em seguida, a Cia. Seguradora emitirá uma nova apólice com os dados do novo veículo. Este procedimento também deve ser seguido quando ocorrem alterações no questionário da avaliação de risco (mudança de endereço, mudança dos condutores, se deixou de ter garagem no local de trabalho, etc.). No Contrato de Seguro o Segurado transfere o risco de perda ou dano de seu veículo ou de terceiro para a Cia. Seguradora. Para tanto, a Cia. Seguradora deve ter conhecimento prévio de todas as condições do risco que está assumindo. Omitir qualquer nova informação que venha a interferir ou modificar o risco da apólice de seguro pode acarretar a perda do direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.

É um dos critérios fundamentais para a definição do preço do seguro de seu veículo no momento do cálculo. O Questionário da Avaliação de Risco ou Perfil é parte integrante do Contrato com as Cias. Seguradoras e deve ser preenchido corretamente. Omitir ou mentir intencionalmente no questionário para se pagar prêmio menor poderá acarretar a perda do direito à garantia, além do segurado ficar obrigado ao prêmio vencido. O não preenchimento de alguma informação acarretará o aumento do valor do seguro, uma vez que será considerado o maior risco existente para avaliação de tal informação.

No Contrato de Seguro o Segurado transfere o risco de perda ou dano do seu veículo ou de terceiro para a Seguradora. Para tanto a Seguradora deve ter conhecimento prévio de todas as condições do risco que está assumindo. Isso se dá por meio da avaliação do Questionário da Avaliação de Risco ou Perfil, onde são realizadas perguntas como local de pernoite do veículo, dados dos principais condutores, tempo de habilitação entre outras. Qualquer alteração dos dados informados no perfil, durante a vigência do seguro, devem ser informadas ao seu Corretor de Seguros para que ele providencie um Endosso.

Não existe resposta exata para esta pergunta. O preço é baseado no perfil de cada condutor e também no ano, modelo e quilometragem de cada veículo. Outro critério que influencia no valor é a cidade onde o veículo transita e o CEP de pernoite. Lugares com índices de violência elevados encarecem o valor final do seguro. Existem veículos cuja taxa de roubo é muito maior do que a de outros. Isto, invariavelmente, eleva o preço do seguro. Outros fatores que alteram o preço são as coberturas e o plano de Assistência 24 horas contratados. Ao contratar um seguro, deixe claro para seu Corretor quais são suas necessidades e prioridades, dessa forma, evitará a contratação de garantias desnecessárias para o seu estilo de vida.

Na apólice do seguro contratado esse valor costuma ser nomeado de Valor de Mercado Referenciado.
Esse valor é fixado em moeda corrente nacional, determinado de acordo com o percentual previamente fixado na proposta ou Apólice de Seguro aplicado sobre a tabela de referência de cotação para o veículo. No Brasil a Tabela Fipe é a mais utilizada para a base de cálculo do valor da indenização, na data da liquidação do sinistro. Consulte aqui a tabela FIPE e descubra o Valor de Mercado Referenciado do seu veículo.

A Franquia é o valor que o Segurado deve pagar em caso de sinistro, para que a Cia. Seguradora possa realizar os consertos necessários. Este valor é fixo e vem estipulado na Apólice de Seguro.
Ao contratar um seguro, você pode optar por Franquia Normal, Reduzida ou Flexibilizada. Quanto menor a franquia, maior é o custo do seguro. Mas, em muitos casos, a diferença do valor final do seguro é mínima para franquia normal e reduzida. Essa é uma opção de contratação que sempre vale à pena consultar antes da contratação do seguro. Aqueles que se envolvem pouco em acidentes de trânsito têm o perfil mais adequado para a franquia normal. Clientes que não utilizam com frequência o seguro recebem bônus para os seguros subsequentes, o que gera desconto para as renovações.

Não. A franquia não será cobrada em caso de explosão, queda de raio e incêndio. Nos casos de danos que acarretem indenização integral do veículo segurado também não será cobrada a Franquia.
Se o seguro for usado apenas para consertar o carro de um terceiro a franquia também não será cobrada.Exemplo hipotético: Você, segurado, envolveu-se em uma colisão e ficou constatado que a responsabilidade foi sua. Nesse acidente, o seu carro sofreu uma pequena avaria e o veículo no qual você bateu ( chamado de “terceiro”) ficou amplamente danificado.O orçamento do conserto do seu carro ficou em 500 reais, enquanto que o do terceiro em 3 mil reais. Considerando como hipótese uma Franquia de 1.800 reais, prevista em sua apólice de seguro, você poderia optar por utilizar o seguro apenas para o conserto do carro em que bateu (o terceiro). Dessa maneira, você não precisaria pagar a franquia, mas teria que consertar o seu veículo por conta própria.
Ou seja: Nesse caso hipotético, em vez de pagar a Franquia de 1.800 reais para que a Cia Seguradora consertasse o seu carro e o do terceiro. Você gastaria apenas o valor de 500 reais relativo ao conserto do seu carro, deixando a responsabilidade de consertar o carro do Terceiro para a Cia Seguradora.
Nesses casos, é necessária a apresentação do Registro de Ocorrência (também conhecido como BO) realizado pela autoridade competente.

O seguro tem início a partir da data de vigência indicada na proposta do seguro e após a realização da vistoria prévia, nos casos em que a Cia. exigir.

Trata-se de uma tabela de referência de valor de mercado de veículos. A FIPE avalia os veículos de iguais características e divulga o valor de mercado. Esta tabela pode ser consultada no site www.fipe.com.br. No Brasil a Tabela Fipe é a mais utilizada para a base de cálculo do valor da indenização, na data da liquidação do sinistro de automóvel.

Não. Você pode utilizar a Assistência 24 horas sem que isso influencie no seu bônus.

Você só tem direito a bônus se estiver renovando o seu seguro, em função do histórico de eventos de sinistros do Segurado. Caso esteja renovando, para saber o seu bônus anterior, você deve verificar em sua apólice de seguro, no campo Bônus.

Não, basta avisar ao seu corretor para que ele providencie um endosso de substituição de veículo.

O veículo terá cobertura pelo tempo proporcional ao valor pago. Dependendo da quantidade de parcelas, o seguro fica sem cobertura

Sim. Seu bônus é aproveitado e caso não tenha ocorrido sinistro, seu desconto aumenta (avança uma classe). Caso tenha ocorrido algum sinistro, seu desconto diminui (regride uma classe).

Sim. Em casos de acidentes e quando tiver sido contratada cobertura para o veículo, você conta com o serviço de reboque, que transporta o veículo até a oficina mais próxima. Além disso, a Garantia Adicional Assistência 24 Horas coloca à sua disposição, de acordo com o Plano contratado, serviços de reboque e socorro mecânico para os casos de pane ou acidente, entre outros.

Sim. Existe uma garantia que oferece este benefício. A Garantia Adicional Carro Reserva permite a locação de um carro extra, caso o veículo segurado fique indisponível devido a um acidente ou roubo coberto pelo seguro. O período de locação está vinculado à quantidade de diárias que você contratar 7, 15 e 30 diárias.

Não. No Seguro Auto você só paga franquia em caso de perda parcial do veículo segurado.

Não. O pagamento da franquia só é necessário para cobrir danos causados ao seu veículo.

Sim. Ao contratar o seu seguro, de acordo com a categoria de seu veículo, você opta por um dos tipos de franquia previstos no Seguro Auto: reduzida, normal ou flexibilizada.

Sim. Quanto maior a franquia, menor o custo do seguro. Isso é feito para que você possa escolher a combinação mais adequada às suas necessidades e ao seu orçamento.

Quando os prejuízos ultrapassarem 75% do valor médio de mercado (baseado na tabela FIPE).

A indenização é definida pelo valor médio do veículo referência, apurado pela Tabela FIPE na data da liquidação do sinistro, considerando o fator de ajuste fixado na contratação do seguro. Consulte aqui a tabela Fipe: http://www.fipe.org.br/web/index.asp?aspx=/web/indices/veiculos/introducao.aspx

O pagamento da indenização será efetuado no prazo mínimo de cinco dias úteis e no máximo de trinta dias corridos da apresentação dos documentos necessários que comprovem seus direitos de propriedade sobre o veículo, livre e desembaraçado de qualquer ônus.

Não, se o referido condutor estiver relacionado como usuário do veículo no questionário de avaliação de risco e se as informações prestadas forem verídicas.

O preço do Seguro Auto varia de acordo com: marca, tipo, ano, região de residência do segurado, perfil dos condutores e uso do veículo. Além disso, as garantias contratadas, o valor da franquia, o plano de Assistência 24 Horas e o bônus também influenciam o preço final do seguro.

Você pode escolher na lista de valores o Limite para a Garantia de Responsabilidade Civil. Mas lembre-se: contrate uma importância que garanta tranquilidade financeira no momento de um acidente. Afinal, você pode precisar cobrir os reparos de um carro importado, a reposição de um poste, etc.

Sim. A Garantia Adicional Responsabilidade Civil garante indenização a danos materiais ou corporais causados a terceiros pelo veículo segurado. O valor de indenização está condicionado ao Limite Máximo de Responsabilidade contratado para esta garantia e aos prejuízos causados.

Não. Você pode contratar cobertura de Danos Materiais e/ou Danos Corporais causados a terceiros, não incluindo a Cobertura de Danos Morais.

Não, a cobertura de terceiros tem por objetivo proporcionar ao Segurado o reembolso das quantias a que for obrigado a pagar quando acionado juridicamente, em decorrência de prejuízos que ele venha a causar a terceiros, envolvidos em acidente de trânsito com o veículo segurado. A cobertura que garante indenização aos passageiros é a APP (Acidentes Pessoais a Passageiros).

Em todo o território nacional. Para cobertura nos países do MERCOSUL deve ser contratada cobertura à parte.

Somente se você tiver contratado na apólice a Garantia Adicional Equipamentos e destacado verba para o kit gás. De acordo com o dano, o equipamento poderá ser reparado ou indenizado no valor contratado. No caso de reparação, você participará com o valor de franquia estipulado na apólice para esta garantia.

Somente quando a Garantia Adicional Acessórios tiver sido contratada na apólice e houver verba destacada para o acessório em questão. A Seguradora poderá pagar o valor contratado na apólice para o acessório ou entregar outro equivalente.

Sim. A franquia (constante na apólice) será aplicável sobre os prejuízos indenizáveis, exceto nos casos de danos que acarretem indenização integral do veículo segurado, indenização integral do acessório/equipamento, ou, ainda, de incêndio, de queda de raios, e/ou explosão do veículo segurado.

Você terá direito ao carro reserva se tiver contratado em sua apólice a garantia adicional Carro Reserva e o orçamento de reparação ficar acima do valor da franquia. Para a retirada do veículo, deverão ser respeitadas as exigências da locadora: idade mínima de 21 anos, mínimo de 2 anos de carteira de habilitação, identidade e cartão de crédito com limite disponível conforme as condições impostas.

Existe a cobertura para enchente desde que o risco não tenha sido agravado, por exemplo, se o segurado passar por uma rua já alagada.

Sim, a franquia não é cobrada somente nos sinistros de indenização integral.

Sim. A apólice é cancelada após o pagamento da sua indenização. Por isto, se o seguro tiver o pagamento parcelado, a Seguradora desconta todas as parcelas restantes do pagamento da indenização. Ao adquirir um novo veículo é necessário contratar uma nova apólice.

Caso tenha sido contratada a garantia Vidros, você deve entrar em contato com o seu corretor, ou com a Central de Aviso de Sinistros, que direcionará o atendimento a um dos prestadores de serviço da Cia. Seguradora para o reparo ou a troca dos vidros. Não haverá reembolso caso você faça o reparo ou a troca dos vidros por conta própria. A utilização da garantia Vidros não acarreta perda de bônus na renovação.

Não. Perde-se o direito à indenização se for comprovado que o condutor do veículo segurado estava dirigindo sob o efeito do álcool, de drogas ou mesmo se não estava regularmente habilitado.

Não. Perde-se o direito à indenização se for comprovado que o acidente ocorreu quando o veículo estava participando de qualquer competição.

A apresentação do Boletim de Ocorrência é obrigatória para os sinistros de colisão com vítimas e/ou terceiros e nos casos de roubo/furto do veículo. Porém, sempre que o acidente for registrado por autoridade policial, é importante a sua apresentação a fim de facilitar a liquidação do sinistro.

O sinistro deve ser comunicado à Seguradora o mais rápido possível para acelerar o andamento do processo. Também é importante a comunicação ao seu corretor para que ele possa auxiliá-lo com as informações e procedimentos necessários.

A indenização sempre é paga ao proprietário do veículo. No caso de veículos financiados ou alienados, a indenização é paga ao credor da garantia, até o limite do crédito, cabendo ao Segurado receber dele a parcela da indenização que exceder o valor do débito que apresentar para com aquele credor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


São oficinas previamente definidas pela seguradora, que visam atender o segurado e o terceiro em caso de sinistro, com o objetivo de conceder ao segurado alguns benefícios, como por exemplo: desconto ou parcelamento da franquia, atendimento diferenciado, maior rapidez na execução do serviço, sistema de leva-e-traz, garantia da seguradora na qualidade dos serviços realizados

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Não se aplica a cobertura de danos materiais/corporais (Responsabilidade Civil Facultativa), neste caso deverá ser contratado o Carta Verde.

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