Pagamento de contas pelo celular: é seguro?

Pagamento de contas pelo celular: é seguro?

Especialista dá dicas de como diminuir os riscos de transações bancárias realizadas via smartphones

Escrito por Contatus Comunicação (*)

Depois de o Governo Federal anunciar que, a partir deste ano, já seria possível à população fazer o pagamento de contas e outras transações bancárias pelo celular, operadoras de telefonia e bancos começaram a se movimentar. A Telefônica Vivo e o Bradesco anunciaram um projeto piloto que usa a tecnologia sem contato NFC (Near Field Communication) e o aplicativo móvel Carteira Vivo, utilizado para acessar o cartão bancário virtual.
Em fevereiro, funcionários das duas corporações receberam celulares habilitados com a tecnologia NFC e com cartões de débito virtuais Bradesco vinculados, que permitirão a realização de compras de bens e serviços em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados à rede Cielo. O Itaú e TIM também informaram que vão começar a testar essa tecnologia com seus clientes.
Mas, apesar de agilizar a vida das pessoas, o sistema é realmente seguro? O coordenador de segurança da ISH Tecnologia, Moisés Littig Margoto, explica que esse modelo de transação bancária funcionará de forma semelhante aos sistemas usados em computadores.“O aplicativo é basicamente uma máscara para propiciar uma comunicação segura. Os mesmos cuidados quanto a senhas usados no computador devem se aplicar aos dispositivos móveis. Já temos exigências mínimas de utilização, tanto que precisamos instalar aplicações para garantir a segurança. Assim que o governo brasileiro sinalizar instruções e normas para este uso, teremos uma tendência de melhoria contínua dos sistemas de informação”, esclarece.
O especialista destaca que, no entanto, riscos de segurança sempre irão existir. “ Risco zero é algo inexistente mas, para diminuir a níveis mínimos, temos que manter apenas aplicativos confiáveis, não salvar senhas de acesso no telefone, bloquear o smartphone com senha segura e manter a rede de dados desconectada em momento sem uso são algumas dicas válidas”, frisa Margoto.
As transações bancárias realizadas via celular não devem afetar a segurança dos dados bancários. “A informação de roubo de dados só ocorre em raríssimos casos. A tecnologia de internet banking do Brasil é referência de segurança no mundo, sendo inclusive exportada para países membros do G7”, finaliza Margoto.
* Contatus Comunicação
Pagamento de contas pelo celular: é seguro?
Rolar para o topo
error: Content is protected !!
×

olá!

clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para corretora@claroseguros.com.br

× Posso ajudar?