Mulheres se destacam como pilotos de testes

Mulheres se destacam como pilotos de testes

Considerada uma profissão historicamente masculina, a função de piloto de testes vem sendo cada vez mais a escolha de muitas mulheres que disputam, de igual para igual, posições no mercado de trabalho com os homens. É o caso de Ângela Cândido da Silva, 42, que desafia as pistas testando caminhões em uma das maiores montadoras de veículos do Brasil. Além dela, outras sete mulheres compõe o time (que também é formado por homens) de pilotos do campo de provas da Ford, localizado em Tatuí (SP).

Na vida de Ângela, que hoje é motorista profissional de caminhões e carretas, a paixão pelos carros veio de berço. Ao lado do pai, também motorista de caminhões, aos 15 anos já arriscava as primeiras manobras a bordo dos veículos pesados. Como se não bastasse, o destino tratou de aproximá-la ainda mais da profissão que tanto ama: casou-se com um caminhoneiro.

Após obter a habilitação E (categoria exigida pelo Departamento Estadual de Trânsito para conduzir veículos com reboque, semirreboque ou articulados) e atuar ao lado do marido em um depósito de areia, Ângela oficializou sua condição e foi à luta. “No início, eu não acreditava que eles (Ford) dariam um cargo como esse para uma mulher. Fiz todos os testes como os demais candidatos e, para minha surpresa, fui contratada”, afirma.

Ela explica que sua rotina dentro do Tatuí Proving Ground (TPG) é repleta de novas experiências e que isso a empolga ainda mais no ramo que escolheu. “Fui a primeira mulher a fazer testes com carretas no TPG e estou apaixonada por esse novo momento”, afirma a piloto, que já realizou diversos cursos de especialização desde que foi contratada, entre eles, de eletroeletrônica e automotiva básica. “Adoro a adrenalina dentro da cabine”, conta orgulhosa.

No dia a dia, o trabalho se resume a dirigir e testar os veículos ao máximo possível. “Nós cumprimos diversas rotas dentro do campo de teste para verificar todos os itens dos carros recém-lançados, como um controle de qualidade. Nessas rotas testamos capacidade do motor, velocidade, estabilidade, itens de segurança, enfim, tudo que se espera de um veículo, seja ele de grande ou pequeno porte”, afirma.

Preconceito

Apesar de obstinada, ela não esconde ter sofrido preconceito e resistência dos colegas de trabalho. “Era deixada para escanteio e sobravam apenas os testes em carros menores para mim”, diz. Felizmente, Ângela não se deixou abater e garante que as coisas estão mudando. “Tanto homens quanto mulheres podem (e devem) ter a mesma credibilidade e desafios”, acredita.

Tal mãe, tal filha

A experiência de Ângela pode servir como exemplo para muitas mulheres e na vida de uma em especial, já foi seguido e tem sido levado muito a sério. Com apenas 24 anos, sua filha, Bruna da Silva, segue os passos profissionais da mãe e também é piloto de testes na Ford. Assim como Ângela, a paixão da jovem é pelos caminhões. “Tem muito mais adrenalina”, explica, porém atua, segundo ela, apenas com carros por enquanto.

Ela conta que ao revelar sua profissão costuma causar espanto, especialmente nos amigos do namorado. “As pessoas demoram a acreditar, não só pelo fato de eu ser mulher, mas também devido a minha idade. Mas quando me veem dirigindo uma carreta até curtem”, revela. Agora, o objetivo de Bruna é se especializar no setor automotivo e, para isso, fará faculdade de engenharia mecânica.

Como os frutos nunca caem muito longe do pé, a caçula de Ângela, Fernanda da Silva, 21, também demonstra interesse em ser piloto. “Cada um tem a sua hora e quando ela tiver amadurecido a ideia, vou apoiá-la, claro”, pondera a mãe.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Mulheres se destacam como pilotos de testes
Rolar para o topo
error: Content is protected !!
×

olá!

clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para corretora@claroseguros.com.br

× Posso ajudar?