Maior segurança nos automóveis

Maior segurança nos automóveis

No final de setembro de 2012, o Governo Federal lançou o programa “Parada – Um Pacto pela Vida”, buscando reduzir o número de mortes no trânsito. Durante o lançamento, a presidente Dilma Rousseff defendeu que uma das ações que deve ser tomada é o aumento do padrão de segurança dos carros brasileiros. “O que o governo está fazendo é atender às exigências sociais e de tantas entidades preocupadas com a escalada dos acidentes no Brasil”, analisa o palestrante e especialista em direção segura Marcos Carvalheira.

Ele esclarece que existem três fatores que influenciam na segurança do trânsito: indústria automobilística, engenharia de trânsito e a conscientização dos motoristas. “Esse tripé é que irá dar estrutura para termos um trânsito mais seguro”, afirma. O aumento do padrão de segurança refere-se ao primeiro fator – a indústria autom bilística. “É preciso obrigar legalmente que os car os venham equipados com itens mais seguros”, explica.

Itens de segurança

A partir de 2013, os veículos deverão sair das fábricas com airbag duplo (para motorista e passageiro) e freios ABS – em 2014, toda a linha de automóveis deverá contar com estes itens de série. “Atualmente eles são opcionais na hora da escolha do automóvel, mas para alguns modelos eles não existem nem como acessórios extras”, comenta o especialista.

Ele ainda enumera outros equipamentos que elevam a segurança do automóvel, mas que são encontrados apenas em veículos top de linha. “Cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro central do banco traseiro, o ABS (sistema que freia o carro ao máximo antes mesmo de o motorista pisar o freio até o final), o EBD (que altera a força do freio conforme o peso que é carregado no veículo) e o controle da tração que corrige o veículo em curvas”, exemplifica.

Comportamento do motorista

Mas se estes equipamentos de segurança estão disponíveis como opcionais para a maioria dos modelos de veículos, por que não são utilizados pelos motoristas? “Nossa educação ainda não prioriza a segurança”, afirma Carvalheira. “É comum irmos a uma loja e nos preocuparmos com o ar-condicionado, os vidros elétricos, a trava elétrica, o som, o sensor da marcha ré, sem dar a devida importância aos equipamentos de segurança”, lamenta.

“Essas devem ser nossas prioridades ao escolher um novo veículo: freios ABS, airbag, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes do veículo, maior visibilidade dos espelhos retrovisores (para diminuir os pontos cegos), fazer um teste drive e verificar se o motorista se sente bem e seguro ao dirigir o veículo e pesquisar na internet o desempenho daquele veículo em testes de segurança”, ensina.

Para ele, a segurança no trânsito vai além de obrigatoriedades impostas pelo governo. “O motorista contribui e muito quando escolhe carros com equipamentos de segurança, quando cumpre seu papel de cidadão no trânsito, quando respeita as leis de trânsito e quando é consciente de que dirigir um veículo é uma atividade de risco o tempo todo e precisa de total atenção”, pontua.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Maior segurança nos automóveis
Rolar para o topo
error: Content is protected !!
×

olá!

clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para corretora@claroseguros.com.br

× Posso ajudar?