Extintor de incêndio é obrigatório no veículo

Extintor de incêndio é obrigatório no veículo

A partir desta edição do Dicas Auto estreamos uma série no intuito de ajudar os motoristas a ficarem em dia com a segurança do veículo. Daqui em diante, vamos trazer informações importantes a respeito de cada um dos 23 itens obrigatórios nos carros, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), começando pelo extintor de incêndio. Segundo informações da assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), não basta apenas ter o equipamento no veículo, é preciso que ele esteja em boas condições de uso.

De acordo com a resolução 157 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – que fixa especificações para os extintores de incêndio -, o uso do item é obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques – conforme o artigo 105 do CTB. Além disso, deve apresentar marca de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O equipamento de segurança deve ser mantido na parte dianteira do veículo (seja do lado do motorista ou do passageiro), estar dentro do prazo de validade (que é de no máximo cinco anos) e atender as exigências do fabricante presentes no painel hidrostático (lacre).

Caso o motorista seja abordado em uma blitz sem esse item ou se as especificações não forem cumpridas, a multa é de R$ 127,69. Além disso, o condutor perde cinco pontos na carteira de habilitação.

Como usar

Em situações de risco, as orientações quanto ao uso do extintor de incêndio são as seguintes:

• Estacionar o carro em um local seguro e retirar os passageiros;

• Romper o lacre e manusear o extintor mantendo-o na posição vertical;

• Direcionar o produto para o foco do incêndio, tentando eliminá-lo;

• Verificar periodicamente as condições do seu extintor, como validade e áreas amassadas e descascadas.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Extintor de incêndio é obrigatório no veículo
Rolar para o topo
error: Content is protected !!
×

olá!

clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para corretora@claroseguros.com.br

× Posso ajudar?