Especialista em segurança ensina como se proteger ao volante

Especialista em segurança ensina como se proteger ao volante

Segundo informações da Polícia Militar de São Paulo, as mulheres são alvo constante de assaltos no trânsito quando estão sozinhas ao volante. As motoristas chamam mais a atenção de criminosos que, na primeira oportunidade, as surpreendem com voz de assalto diante de um semáforo fechado.

Algumas situações colaboram para tornar a mulher foco de assaltantes como, por exemplo, um bebê sendo levado no banco de trás – o que denota fragilidade e diminui as chances de reação da vítima. Outros hábitos tipicamente femininos, como lixar as unhas, se maquiar, acessar o celular ou deixar a bolsa à mostra, também contribuem para chamar a atenção no trânsito.

Entretanto, de acordo com o especialista em segurança, Niv Yossef Steiman, de São Paulo (SP), seja qual for a situação jamais se deve reagir diante da abordagem de um bandido. “Nos tornamos vulneráveis à ação criminosa assim que o veículo para e, nesse momento, observadores podem estar em todos os lados”, analisa.

Sendo assim, ao constatar que está em perigo e diante de uma situação como essa, a orientação é não resistir. “Nesse momento, é importante ter em mente que todos os pertences roubados podem ser recuperados e que sua família deseja tê-la em casa com vida, mesmo que sem objetos de valor”, orienta.

Perfil dos assaltantes de rua Steiman explica que o perfil dos criminosos que atuam nas ruas é de iniciantes, dessa forma, são indivíduos inexperientes que costumam estar ansiosos e, na maioria das vezes, sob o efeito de álcool e drogas. “Para uma pessoa como essa, apertar um gatilho é questão de segundos”, relata.

Nesse contexto, como o sinal irá abrir logo e são poucos minutos para a ação criminosa, o interesse do meliante é resolver tudo rapidamente e ir embora. “Nossa desvantagem é total e devemos lutar pela integridade física, pois no espaço da janela de um carro apenas as regiões vitais do nosso corpo estão em exposição. Por isso reações a assaltos desse tipo costumam ser tão fatais”, ressalta.

Como se proteger dos assaltos no trânsito

3. O espelho interno deve permitir a perfeita visualização do vidro traseiro na parte central do mesmo.

O especialista elenca a seguir o comportamento mais indicado para aumentar a segurança ao volante:

• Mantenha as janelas fechadas e, de preferência, aplique película protetora nos vidros;

• Preste atenção ao que está acontecendo ao redor do veículo – distrações facilitam a abordagem de bandidos;

• Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar algum valor, quando estiver dirigindo;

• Não deixe a bolsa sobre o banco do passageiro;

• Guarde pertences, como computadores, dentro do porta-malas;

• Se precisar ter algum objeto à mão, guarde-o no porta-luvas;

• Não se deixar levar pelos ensinamentos populares, como o de esconder coisas;

• embaixo dos bancos, pois os assaltantes os conhecem também.

Bradesco Seguros

Especialista em segurança ensina como se proteger ao volante
Rolar para o topo
error: Content is protected !!
×

olá!

clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para corretora@claroseguros.com.br

× Posso ajudar?