Cuidados ao abastecer seu veículo com GNV

Cuidados ao abastecer seu veículo com GNV

Conforme divulgado pela prefeitura de Campos (RJ), em 13 de junho de 2013, a Secretaria de Defesa do Consumidor emitiu, na data, um alerta aos consumidores para cumprirem as exigências legais enquanto abastecem os veículos movidos a (Gás Natural Veicular) GNV.

A preocupação do órgão surgiu após o acidente que resultou na morte de duas crianças um dia antes, no município de Duque de Caxias, também no Rio. No dia 12, o motorista saiu do carro, deixando suas filhas no veículo. Durante o abastecimento, o carro explodiu e elas não conseguiram sair ilesas.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indica algumas ações a serem tomadas como medida preventiva na hora de encher o cilindro com GNV. Uma regra importante – inclusive prevista no inciso III, do Art. 14, da portaria ANP n° 32 – é nunca abastecer com pressão superior a 220 kgf/cm². O correto é variar entre 180 e 220 kgf/cm².

“Acima dessa pressão pode haver redução da vida útil do cilindro e do restante dos componentes do kit de conversão. Ainda que a maioria dos acidentes em postos de GNV seja causada pela má instalação clandestina de kits de gás natural, com válvulas não homologadas e/ou uso de botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou de gás freon que não resistem à pressão fixada pela ANP, a medida vai aumentar a segurança do abastecimento de GNV em todo o país”, informa a Agência.

Apesar de não existir uma obrigação legal quanto ao tema, outra ação de prevenção citada é desocupar o veículo enquanto é abastecido. De acordo com a ANP, esse é um dos cuidados básicos que se deve tomar em todos os abastecimentos com GNV, com vistas à segurança do consumidor.

Antes de sair, é preciso desligar os faróis e todos os equipamentos eletrônicos, e abrir portas e o porta-malas. Porém, vale lembrar que em qualquer tipo de abastecimento é necessário desligar o motor e o telefone celular. Fumar também está fora de questão.

A agência acrescenta que esses procedimentos são universais e sugeridos para segurança. “Pois os combustíveis comercializados em postos de revenda oferecem riscos à saúde das pessoas”, completa.

Bradesco Seguros

A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis.  E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.

Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.

Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.

A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.

Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras.

Cuidados ao abastecer seu veículo com GNV
Rolar para o topo
error: Content is protected !!
×

olá!

clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para corretora@claroseguros.com.br

× Posso ajudar?