Entenda a franquia do seguro de automóvel

Entenda a franquia do seguro de automóvel.  Franquia é um valor obrigatório que o segurado paga à oficina para consertar o seu carro; ou seja é a participação do segurado no sinistro de perda parcial.

Conheça os tipos básicos de franquia que existem atualmente no seguro auto.

 

Ter um seguro de carro previne contra gastos inesperados caso você tenha uma colisão com outro veículo. Para acionar o seguro para danos a terceiro, você estará isento da franquia. No entanto, para usar a cobertura no conserto do próprio carro, será cobrado o valor estipulado na proposta de seguro.

Como a franquia funciona

Franquia é um valor obrigatório previamente estipulado em sua apólice de seguro, em casos de sinistros de perdas parciais, o seguro cobre os valores acima deste valor  para consertar o seu carro. Se você escolheu uma franquia de dois mil reais, por exemplo, a seguradora paga somente os consertos que custam acima deste valor.

Por exemplo: você bate o carro e leva o veículo para uma das oficinas da seguradora. Supondo que o orçamento fique em R$ 5.000,00, você terá que pagar dois mil reais para a oficina, enquanto que os valores acima da franquia ser´~ao de responsabilidade da Cia de Seguros. Saiba que nas oficinas conveniadas com a seguradora , você terá um desconto na franquia que poderá chegar a 35%.

Na hora de cotar os seguros, o seu corretor deve lhe oferecer algumas opções de franquias., procure comparar as propostas, pois essa escolha faz com que haja alterações no  preço do seguro.

Tipos de franquia

– Normal ou obrigatória: Você contrata o seguro e tem o valor da franquia padrão .

– Reduzida: Indicada para quem acredita que vai usar o seguro com maior  frequência,  Nesta opção, o cliente paga mais caro pelo seguro e tem a franquia reduzida para 50% ou 75% da franquia obrigatória.

– Majorada: Custa o dobro da franquia normal e, por esse motivo, o preço do seguro é um pouco mais barato.
 Você não paga a franquia em perda total

Existem duas situações que são consideradas perda total:  nos casos de roubo e furto sem a localização do veículo, e nos casos de colisões em que seja decretada a perda total . (quando o conserto fica igual ou acima de 75% do valor do veículo).

socorro-24hs

 

Entenda a franquia do seguro de automóvel
Rolar para o topo
error: Content is protected !!