Porto Seguro lança movimento para estimular gentileza no trânsito

Porto Seguro lança movimento para estimular gentileza no trânsito

Com adesão de diversos artistas, vídeos para a internet e TV, iniciativas voltadas aos segurados e ao público em geral, Porto Seguro pretende motivar motoristas e pedestres a terem atitudes gentis no tráfego.

Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve. Caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere. Se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão. Essas são algumas das atitudes gentis que a Porto Seguro pretende estimular no dia-a-dia com o lançamento do Movimento “Trânsito mais Gentil: Um trânsito melhor começa com você”. A iniciativa conta com a adesão de diversas personalidades e abrangerá ações e campanhas em diversas frentes: veiculação de vídeos bem-humorados na internet e canais fechados de TV; testemunhos sobre situações de gentileza no trânsito; ações voltadas especificamente para segurados e de estímulo à participação do público; entre outras.

Situações de intolerância no trânsito têm alimentado estatísticas preocupantes, tanto no Brasil quanto no exterior. Estimativas divulgadas na imprensa dão conta que, diariamente, ocorrem em média 30 brigas envolvendo motoristas. Às sextas-feiras, dias que costumam registrar maiores índices de congestionamento, o volume de ocorrências cresce.

“A ideia da campanha surgiu a partir da percepção de nossas próprias equipes de que a intolerância no trânsito tem aumentado”, explica Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro. “O tempo gasto com transporte já é suficientemente estressante. Por isso, nossa intenção é estimular a reflexão por meio do humor e do testemunho de figuras públicas, que também são motoristas, para que as pessoas evitem ou não agravem situações que diariamente causam mais desgaste e até mesmo violência nas ruas”, completa.

Conscientização com humor

O movimento “Trânsito mais Gentil” envolve ações que estão programadas para acontecer durante todo o ano de 2010. Vídeos e outros materiais serão veiculados principalmente na internet e em canais de televisão a cabo. O site da campanha www.transitomaisgentil.com.br entra no em 06 de dezembro. Os internautas também poderão seguir o “transitogentil” no Twitter.

Para gravar os vídeos, a Companhia convidou personalidades que atuam em novelas, programas de humor, comédias “stand-up”, entre outras. Já aderiram à campanha os atores Malvino Salvador, Rodrigo Lombardi e Marco Ricca; as atrizes Alessandra Maestrini (a “Bozena” de Toma Lá Dá Cá) e Regiane Alves; e o apresentador e humorista Marco Luque, do “CQC”.

Comportamento humano e trânsito

Para desenvolver as ações que serão promovidas ao longo da campanha, a Porto Seguro se baseou em diversos estudos sobre a relação entre comportamento humano e trânsito. Entre as fontes consultadas, estão alguns estudos, como “Driving Anger Scaler” (Deffenbacher, Oetting e Lynch, 1994), que identificou as situações que mais “irritam” o motorista no trânsito (dirigir colado à traseira do carro; com o farol alto aceso; ultrapassagem pela direita; pedestre que atravessa a rua lentamente; congestionamentos; buzinaço; entre outras). Levantamentos de instituições de trânsito brasileiras, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estimam que, todos os anos, 35 mil pessoas morrem no país vítimas de acidentes de trânsito causados por falha humana.

Deixe uma resposta