Mercedes-Benz Classe S Guard protege até contra armamentos militares

Mercedes-Benz Classe S Guard protege até contra armamentos militares

Nova versão do luxuoso Classe S conta com classificação máxima de veículos blindados, VR9; encomendas apenas na Europa

O Mercedes-Benz Classe S está com novidade em sua linha para os europeus. A bola da vez é o S 600 Guard, versão blindada de fábrica do sedan de luxo da montadora alemã, que traz como diferencial o mais alto nível de resistência a armamentos (VR9), até então não encontrado em um automóvel de passeio. Graças a essa proteção, a nova variante do modelo é capaz de suportar a armamentos militares, estilhaços de granadas e cerca de 15 quilos de explosivo.

A carroceria do Classe S conta com reforços com um novo tipo de aço introduzido com mantas de fibra sintéticas de alta resistência. Os vidros são laminados e contam com uma camada interna de policarbonato.

Devido a todas essas mudanças, o Mercedes-Benz ficou bem mais pesado: passou de 2.165 quilos do S600 convencional para nada mais, nada menos que 4.815 kg. Para suportar todo esse peso, a suspensão a ar foi reforçada. Há ainda pneus Michelin do tipo run-flat, que podem rodar até 30 quilômetros caso sejam atingidos e pinças de freio maiores e de seis pistões.

O motor, por outro lado, é o mesmo V12 biturbo de 6.0 litros a gasolina, que entrega 530 cavalos de potência e 84,6 kgfm de torque, combinado a uma transmissão automática 7G-Tronic de sete velocidades. A velocidade do modelo é limitada eletronicamente a 210 km/h.

O visual externo do novo modelo Guard segue a mesma linha do Classe S normal. Há apenas alarmes de pânico, sistema de recirculação de ar fresco e cortina nas janelas e extintores de incêndio automático. Por dentro, o acabamento não muda, mas a fabricante oferece a opção de apenas três lugares, onde o banco do passageiro da frente é retirado. O porta-malas tem capacidade para 350 litros.

Entre os equipamentos, há ar-condicionado com ionizador de fragrância, bancos com função de massagem, assistente de visão noturna, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de mudança de faixa, câmera de 360 graus, entre outros. Como opcional há cortinas opacas para as janelas traseiras, sistema automático de supressão de fogo, botão de pânico, sistema hidráulico para as janelas, decoração em LED azul no exterior e sistema auxiliar de oxigênio para emergências.